sábado, 27 de julho de 2019

SOS DE LO REI CATÓLICO


Depois de um animoso pequeno-almoço no Parador, importa começar por visitar  Palacio de Sada, palácio do século XV onde nasceu o Rei Fernando II de Aragón, também conhecido como Fernando el Católico, após casar com Isabel a Católica, neta do nosso rei D. João I e rainha de Castela. Na fachada vê-se o brasão da família. Tem um Centro de Interpretação de Fernando II de Aragão, com exposições e audiovisuais sobre a vida deste monarca. Aqui está sediado o Posto Municipal de Turismo onde se pode recolher informação para fazer um percurso pela cidade e arredores.


A Câmara Municipal de Sos del Rey Católico, edifício renascentista do século XVI no centro da cidade.  Na porta vê-se o brasão da cidade.


A Plaza Mayor fica no centro da cidade.


Subindo da  praça para a igreja a que foi La Lonja de Sos del Rey Católico.
Foi construída como mercado e lugar de reunión do concelho da villa medieval, albergando hoje a biblioteca municipal.


 Vista geral


Entre montanhas, próxima dos  Pirenéus SOS tem vistas impressionantes.


A igreja de Santo Estevão está localizada ao lado do castelo. O complexo consiste da própria igreja, destinada ao culto, à cripta e ao claustro, que dá acesso da rua que vai da praça da cidade até a porta principal da igreja.A estrutura mais primitiva é a cripta de Santa María del Perdón, cuja construção se inicia em meados do século XI e onde se conservam pinturas murais góticas. O acesso à igreja de San Esteban é feito através da porta românica do século XII. A exposição ao vento e à chuva danificou a pedra muito rapidamente e, portanto, no século XVI, foi construído o pórtico para proteger as esculturas. No interior, destacam-se a pia baptismal do século VIII, o românico Cristo del Perdón, as bancas de coral de meados do século XVI e o órgão rococó.


A ermida de Santa Luzia está localizada fora do recinto amuralhado. Originalmente, foi consagrada a São Miguel, a quem se referem as belas pinturas murais góticas da abside.


O restaurante Cocina del Principal é conhecido como o melhor restaurante da cidade. Situado numa casa nobre do século XV, é especializado em carnes grelhadas a carvão. O lectago é também aqui a especialidade!


A comunidade judaica teve existência consolidada pelo que dada a sua relevância quantitativa, o rei Jaime II enviou em 1301 uma carta ao prefeito de Sos para permitir que os judeus isolassem o bairro judeu.



Sem comentários:

Enviar um comentário